A Associação Médica do Estado do Rio de Janeiro - SOMERJ é a entidade que representa a
classe médica do estado, congregando as Associações Médicas Municipais, suas filiadas, que compõem o Conselho Deliberativo. São elas:

Associação Médica da Região dos Lagos
Associação Médica de Angra dos Reis
Associação Médica de Barra do Piraí
Associação Médica de Barra Mansa
Associação Médica de Duque de Caxias
Associação Médica de Itaguaí
Associação Médica de Macaé
Associação Médica de Maricá
Associação Médica de Nova Friburgo
Associação Médica de Nova Iguaçu
Associação Médica de Rio das Ostras
Associação Médica de Teresópolis
Associação Médica de Volta Redonda
Associação Médica Fluminense
Associação Médica Meritiense
Associação Médica Norte Fluminense
Associação Médica Valenciana
Sociedade de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro
Sociedade Fluminense de Medicina e Cirurgia
Sociedade Médica de Petrópolis

 

Federada à AMB, é uma das mais respeitáveis e representativas entidades médicas de nosso país e dedica-se à defesa dos interesses da categoria, nas áreas técnico-científica, ética, social e do exercício profissional, atentando também à melhoria da qualidade da assistência à população.

Filiadas

 

 

 

Diretoria Atual - Gestão 2017-2020


 

Benjamin Baptista de Almeida

Presidente

Ilza Boeira Fellows

Vice-Presidente

Rômulo Capello Teixeira

Secretário Geral

Luiz Antonio Roxo Fonseca

1º Secretário

Kassie Regina Neves Cargnin

2º Secretária

César Danilo Angelim Leal

1º Tesoureiro

Sérgio Osmar Pina Servino

2º Tesoureiro

Marília de Abreu e Silva

Diretora Científica e de Ensino Médico

Benito Petraglia

Diretor de Eventos e Divulgação

José Ramon Varela Blanco

Diretor de Marketing e Empreendimentos

Margarida Machado Gomes

Ouvidor Geral

Edson Ferreira Liberal

Vice-Presidente da Capital

Adão Guimarães e Silva

Vice-Presidente da Região da Costa Verde

Rommel Condé da Silveira

Vice-Presidente da Região Serrana

Ricardo Venâncio Juliboni

Vice-Presidente da Região Norte

Samaene Vinhosa Simão

Vice-Presidente da Região Noroeste

Carmem Lúcia Garcia de Sousa

Vice-Presidente da Região Sul

Catia Helena de Paiva Fernandes 

Vice-Presidente da Região Centro-Sul

Zelina Maria da Rocha Caldeira

Vice-Presidente da Região Metropolitana

Fernando da Silva Moreira

Vice-Presidente da Região Baixada Fluminense

Cícero Silveira Costa 

Vice-Presidente da Região dos Lagos
Nossa história

Em junho de 1983, a Associação Médica da Região dos Lagos, presidida por Agenos Oliveira, e a Sociedade de Medicina e Cirurgia de Três Rios, presidida por Luis Antonio Ribeiro Grillo, desligaram-se da AMF e filiaram-se à SMCRJ. Em 19 de maio de 1984, a AMRLagos sediou o I Encontro dos Médicos do Estado do Rio de Janeiro, com a finalidade da criação de uma entidade única estadual, federada da AMB, proposta feita pela SMCRJ e aceita por unanimidade das associações médicas presentes.

Ao final da reunião foi publicada a "Carta de Cabo Frio". "Os médicos fluminenses, reunidos no I Encontro dos Médicos do ERJ, em Cabo Frio, em 19 de maio de 1984, resolveram, por unanimidade, propor a unificação da representatividade do ERJ junto à AMB, pela criação de uma entidade única, estadual, legítima representante de todos os médicos fluminenses.

Deliberou-se, também, pela formação de uma comissão constituída pelos presidentes da AMF, SMCRJ, de todas as regionais presentes que, sob a direção executiva dos presidentes Irapoan Pimenta, Celso Cerqueira Dias, Eduardo Augusto Bordallo, encaminhará proposta para a consecução do objetivo obtido deste encontro a ser apreciado no II Encontro dos Médicos do ERJ, na cidade de Petrópolis, em 18 de agosto de 1984". Assinaram o documento os seguintes presidentes: Celso Cerqueira Dias (AMF), Eduardo Augusto Bordallo (SMCRJ), Ivan Bueno de Araújo (Barra Mansa), José Feres Abido Miranda (Teresópolis), Renato Abi-Ramia ( Nova Friburgo), Favio Andreolo Mendes (Petrópolis), José Aguinaldo de Paula (Itaperuna), Clesio dos Santos (Araruama), Carlos Emir Mussi (Macaé), Irapoan Pimenta (Região dos Lagos), Anselmo Carvalho Ximenes (Rio Bonito), Paulo Rogério Lamarca (Região do Arroz).

Em 1 de sembro de 1984, durante o II Encontro dos Médicos do Estado do Rio de Janeiro, foi criada a SOMERJ, com a aprovação do ante-projeto dos estatutos e com a assinatura dos presidentes das seguintes entidades : AMB (Nelson Guimarães Proença), SMCRJ AMF, AMERJ e das Sociedades Médicas de Petrópolis, Barra Mansa, Teresópolis, Barra do Piraí, Nova Iguaçu, Itaperuna, Friburgo, Resende, Região do Arroz, Macaé, Região dos Lagos, Araruama, Duque de Caxias, São Gonçalo e Valença. Presentes à reunião Roberto Chabo e Gilson Maurity Santos, respectivamente presidentes do SINMED e do CREMERJ. Os participantes do encontro elegeram um colegiado para dirigir a entidade até as eleições, composto por Eduardo Augusto Bordallo, Celso Cerqueira Dias, Osmane Sobral Rezende, Flavio Andreoulo Mendes e Gerson Rodrigues do Lago. Em todas as fases de criação da SOMERJ, nas discussões oficiais e ajudando com suas inteligências delicadas e difíceis articulações políticas, quatro colegas foram incansáveis; Mario Jorge Rosa de Noronha, Paulo Medeiros Noronha Pessoa, Irapoan Pimenta e Osmane Sobral Resende.

Em 4 de maio de 1985, durante o V Encontro dos Médicos do ERJ, na AMRLagos, foi oficializado o nome SOMERJ e aprovado o estatuto da nova entidade. Ainda em 1985, a Assembléia de Delegados da AMB, realizada no Rio de Janeiro, na sede do CBC, homologou a SOMERJ como sua única federada em nosso Estado. Em 22 de agosto deste mesmo ano é eleita pelo voto direto dos médicos do Estado a primeira diretoria de nossa SOMERJ, presidida por Irapoan Pimenta, que tomou posse na sede da SMCRJ.

Na luta da categoria pela democratização da AMB, CFM e CREMERJ, na enorme mobilização nacional pelas DIRETAS JÁ, às vésperas do centenário da SMCRJ, na esperança dos brasileiros em Tancredo Neves pela redemocratização do país, nascia a SOMERJ. Forjada na luta dos médicos fluminenses e do povo brasileiro pela reconquista da liberdade, teve marcada atuação e presença em todas as fases da Assembléia Nacional Constituinte, transformando-se hoje nesta realidade incontestável: uma das mais respeitáveis e representativas entidades médicas de nosso país, orgulho de todo médico fluminense, sonho sonhado, por todos acalentado".

Ex-Presidentes

  • José Ramon Varela Blanco – 2011 / 2014 - 2014 / 2017
  • Carlindo de Souza Machado e Silva Filho - 2005 / 2008 – 2008 / 2011
  • J. Samuel Kierszenbaum - 1999 / 2002 - 2002 / 2005
  • Eduardo da Silva Vaz - 1995 / 1997 - 1997 / 1999
  • Mario Jorge Rosa de Noronha - 1993 / 1995
  • Lenício de Almeida Cordeiro - 1991 / 1993
  • Flávio Abramo Pies - 1989 / 1991
  • Eduardo Augusto Bordallo - 1987 / 1989
  • Irapuan Pimenta - 1985 / 1987